terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cão também fica estressado; como perceber e curar

Ayrton Mugnaini Jr., especial para o Yahoo! Brasil20 Apr 2011 06:04:34
Pois é, tudo tem seu lado bom e não tão bom. O século 20, chamado por Noel Rosa de “Século do Progresso”, ficou famoso também como “Era da Ansiedade”, e o século 21 ainda não se revelou muito mais tranquilo, com tanta inquietude e aflição: assaltos, tsunamis, conta que venceu, namorado que sempre se atrasa, enfim, a “Superstafa” cantada por Rita Lee.
E a tensão nervosa do ser humano atinge seus companheiros não humanos, como cães, gatos e até o “assum preto que canta de dor”. Citei tanta música para tentar acalmar o ambiente, já que vamos falar da tensão nervosa do cão, justamente o bicho mais próximo ao ser humano e seu melhor amigo até no estresse.
Sintomas de estresse
Tal como as pessoas, alguns cães são mais tranquilos e fleumáticos, outros são mais inquietos e “elétricos”. Agora, o canino pode estar passando por tensão nervosa que o deixe mais nervoso que o normal. E, obviamente, ele vai te dizer “hoje eu não tô bom!” à moda dele, ou seja, por gestos e latidos diferentes do habitual, embora alguns sintomas sejam bem semelhantes à tensão nervosa humana.

Tais sintomas podem incluir corpo muito largado ou tenso, alongamentos e bocejos mais frequentes que o normal, abano de cauda e movimentação diferentes do usual. O cão pode estar com os olhos muito arregalados ou injetados de sangue ou evitar olhar outros cães ou pessoas no rosto; salivar ou arfar mais que o normal; coçar, lamber ou morder a si mesmo demais; perder o apetite ou comer demais; procurar e rodear o dono com mais frequência; ou simplesmente mostrar atividade muito acima ou abaixo da normal. Não esquecendo latidos, ganidos e uivos sem motivo aparente.
Tal como ocorre com as pessoas, há cães introvertidos, que se retraem e preferem amargar as mágoas num canto, e extrovertidos, que se expõem e exorcizam o que sofrem para quem quiser ver. Também obviamente, como bem lembrou Hipócrates, “os sintomas não são a doença”, e nem sempre estes sintomas podem caracterizar tensão nervosa canina, e sim doenças físicas do peludo. Na dúvida, se os sintomas persistirem, corra com ele ao veterinário.
O que deixa um cão estressado
Além de doenças, outros fatores podem tornar o cão inquieto, como mudanças de hábitos ou residência, e nestes casos o estresse deverá ser temporário, passando uma vez que o peludo esteja habituado à nova casa, vizinhança, novos companheiros de casa (crianças, outros bichos, novo marido da mãe e quetais).
E não se esqueça de que o peludo só costuma ser submisso até a página “au”; quando lhe damos ordens para ficar quieto ou não invadir determinado local, antes de aprender a obedecer ele irá reagir e medir forças, latindo e enfrentando o dono; os sintomas de estresse acima poderão advir da frustração por estar “levando a pior” no “duelo”.
...e como desestressar
Para resolver o estresse do canino, em certos casos poderá necessário resolver o estresse do dono. Do mesmo modo que muita gente acha que só por não fumar está imune a todas as doenças e perigos (não que eu seja exatamente adepto do tabagismo), muitas outras pessoas se esquecem de que problema é como traseiro, todo mundo tem e a gente só vê nos outros. O que não falta é gente tensa que não percebe nem admite isso, vocês sabem, o tipo da pessoa que vai dizendo “O quê? Eu estressado? Pô, qual é?” e nem percebe que se torna uma verdadeira antena transmissora de tensão nervosa, inclusive sobre o cão, cuja sensibilidade capta muito bem esse tipo de coisa.
O cão pode ser menos inteligente que nós, mas bobo ele não é. E, ao sentir que o ambiente está carregado, o peludo poderá se estressar ele mesmo ou tentar acalmar o dono. Portanto, acalme-se e o canino se acalmará. Mude de hábitos, e acalme o ambiente, variando com música mais tranquila que AC/DC, e logo o peludo virá agradecer.
Outras soluções para a tensão emocional do canino incluem não só acalmá-lo e dar-lhe carinho, mas também proporcionar-lhe atividade física e mental, bem como disciplina pela socialização. Afinal, exercícios físicos ativam a serotonina, que serve de calmante natural para o peludo.
Também não se esqueça de ar comandos objetivos e categóricos; nada mais estressante que ser dirigido por alguém que “não sabe o que quer”. Afinal, Pitbulls e Rottweillers ganharam a fama injusta de perigosos devido a donos realmente perigosos, que não souberam ou quiseram socializá-los. Enfim, com a socialização e atenção devidas, um peludo estressado poderá até se tornar praticamente um peludo “zen”.

sábado, 24 de setembro de 2011

SAIBA ONDE ABANDONAR SEU CÃO



Texto extraído do Jornal “Meio Ambiente & Animais” .

Saiba onde abandonar seu cão

Uma hora acontece: você não pode mais ficar com o seu cachorro. Cresceu demais, latiu demais, latiu de menos, faz sujeira. Você ficou grávida, você vai mudar pra um apartamento, vai sair de férias, vai mudar de cidade ou de país. Ou enjoou dele e que um filhote novo.

Chega o momento e você se pergunta: onde posso abandonar o meu cão?

Existe um ótimo local para isso. É grande, com um lindo gramado, lago e os animais ficam todos soltos e felizes.

Tem veterinário disponível 24 horas, humanos brincando c/ eles, os cães nunca vão se sentir sozinhos. Você pode ficar tranquilo que o seu ex-melhor amigo será muito bem cuidado. Ele nem vai sentir a sua falta. Terá uma vida longa e feliz, e você poderá seguir a sua vida, sem peso na consciência, e sem preocupação.

Legal, né? Um lugar com espaço infinito, dinheiro inacabável, humanos disponíveis e cães felizes. Quer saber onde é? Eu digo...NA SUA IMAGINAÇÃO!!!

Não existe lugar para abandonar seu cão. Não existe um lugar seguro se não for ao seu lado.

Visite um abrigo ou um CCZ e veja as condições em que chegam os animais que foram resgatados...e se você está pensando em deixar seu cão em um abrigo, lembre-se que, além de abandonar covardemente seu melhor amigo, você estará tirando as chances de um animal de rua ser resgatado. Se você não se importou o suficiente com seu cão pra ficar com ele mesmo nas dificuldades, como espera que alguém irá se importar?

Não abandone jamais seu animal, pois ao contrario ele jamais faria isso!!!

E lembre-se quando você abandona um cão porque já não lhe serve mais, seus filhos aprendem a lição e talvez façam o mesmo quando você ficar velho.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Os heróis do dia-a-dia....


Por que devemos castrar os cães e gatos?

Ao contrário do que muitos pensam, a castração traz benefícios aos animais.

Você, que ama seu amigo peludo, certamente fica com o coração partido ao ver tantos animais abandonados nas ruas e estradas.

A superpopulação de cães e gatos é um problema mundial e tem sua origem numa equação óbvia: para cada pessoa que nasce, 15 cães e 45 gatos vêm à luz, ou seja, não há lares suficientes para todos.
A melhor forma de lidar com isso é evitar as crias não planejadas e que você não poderá assumir. Como? Esterilizando machos e fêmeas. "As organizações de proteção animal do mundo inteiro lutam para que todos se conscientizem da importância do controle populacional ético, que poupa os animais de sofrimentos e dos sacrifícios em massa efetuados pela chamada carrocinh", explica Marco Ciampi, da ONG Arca Brasil.
É bom lembrar que a cirurgia é realizada com anestesia e não causa danos à saúde física e emocional dos bichos.
Pelo contrário, cães e gatos castrados a partir dos 2 meses de idade tornam-se mais tranquilos, não marcam território com urina e ficam menos propensos às doenças do aparelho reprodutor.

FONTE: http://mdemulher.abril.com.br/animais/reportagem/saude/devemos-castrar-caes-638085.shtml

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Abaixo assinado em respeito e defesa da vida animal !

Em respeito e defesa da vida animal - Projeto de Lei 215/2007, de autoria do Deputado Tripoli

Precisamos de 500 mil assinaturas!
Participe! Traga seus familiares, amigos, colegas!
Os animais não dominam nossa linguagem, não escrevem, não votam. Nós falamos, lutamos, e temos força para defendê-los!


O Projeto de Lei n. 215/2007, que institui o Código Federal de Bem-Estar Animal, de autoria do Deputado Federal Ricardo Tripoli (PSDB-SP), é um forte instrumento legal de defesa animal. Acompanha as exigências da União Européia, vedando práticas e regulamentando atividades na área de produção animal, experimentação e controle populacional de animais em meio urbano. Aprovar um projeto deste porte no Congresso Nacional é bastante complexo, pois a maioria dos parlamentares não se importa com a vida animal. Por isso, precisamos demonstrar a força das pessoas que amam e defendem os animais com este abaixo-assinado, pedindo urgência na aprovação do Código de Bem-Estar Animal.

http://www.leideprotecaoanimal.com.br/ 

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Aprovada Lei que permite TORTURA de animais.

O então deputado estadual Edson Portilho (PT-RS) criou o Projeto de Lei Estadual/RS n. 282/2003 em que torna-se permitida a tortura de animais quando parte de “cultos e liturgias das religiões de matriz africana“. A votação estava marcada para o terceiro quadrimestre de 2004, mas Edson criou um regime de urgência, em uma manobra injustificável que retirou a voz de qualquer oposição. Após uma votação de 32 contra 2 votos, seres vivos podem agora ser mutilados e feridos e suas vidas podem ser, simplesmente, descartadas uma vez não sirvam mais para o ritual.
O blog Aldeia Gaulesa traz um contraponto defendendo a posição de Edson Portilho, um raro questionamento ao texto descontextualizado originalmente publicado na ANDA, mas sem em nenhum momento refletir sobre os direitos dos animais. Em discurso, feito na época, Edson justificou-se afirmando “Não sou Batuqueiro, mas sou Negro. E, como Negro, tenho o dever de lutar por esta causa”, confundindo várias causas diferentes, igualmente ignorando os direitos dos animais, e envergonhando essa nobre raça que construiu o nosso país.
Religião é sempre um assunto muito delicado e de escolha pessoal, mas até que ponto devemos ser coniventes com atitudes de desrespeito a outros seres vivos como mutilação e morte em nome do respeito à religião? Escravidão, discriminação, infanticídio e várias outras coisas horrendas já foram aprovadas por todas as religiões de milhares de anos atrás, mas a humanidade evoluiu, e muitas religiões evoluíram junto com a humanidade. Devemos fechar os olhos para práticas normalmente condenáveis puramente por pentercerem a religiões que ficaram para trás nessa evolução? Restringir, ainda, por origem africana é perpetuar mais um preconceito.
Existe um abaixo assinado em favor da Lei de Proteção Animal que tornaria inconstitucionais (e, portanto, anuláveis) leis absurdas como a 282/2003 do RS.
Atualização em 15 de setembro de 2011: Na época em que esse artigo foi escrito, Edson Portilho era vereador em Sapucaia do Sul, cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Lamentavelmente, nossos esforços de divulgação não atingiram o eleitorado gaúcho e ele voltou a ser eleito deputado estadual, ainda pelo Partido dos Trabalhadores.
Os eleitores devem lembrar que o sistema eleitoral brasileiro para deputados e vereadores funciona por partido e não por candidato. Assim sendo, se ele se candidatar a qualquer cargo legislativo, um voto para o partido e local em que o deputado Edson Portilho se candidatar será uma ajuda à sua eleição e uma desconsideração com os direitos dos animais.


FONTE: http://www.faunaurbana.com.br/noticias/edson-portilho-vereador-apoia-tortura-animais-1440.html

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Programação ARDAP


De 25 de setembro a 04 de outubro, acontecerá a Festa de São Francisco de Assis 2011, realizada pela Paróquia São Francisco de Assis, em homenagem ao Santo que nomeia a igreja.
Na Festa de São Francisco, estaremos com um stand de divulgação e vendas, precisaremos de 3 voluntários por noite nesse stand.
Quem se interessar favor entrar em contato com o número ( 0xx75 9157-6079) e/ou mandar e-mail para  IAROK_PA@HOTMAIL.COM.
Dia 1 de outubro - sábado às 9 da manhã - Grande Carreata saindo da igreja Nª. Srª. do Perpétuo Socorro, até a igreja São Francisco.
Dia 2 de outubro - no domingo logo após a carreata - missa da benção aos animais, na igreja São Francisco às 10 horas da manhã.
CONTAMOS COM VOCÊS!!!

ENCONTRADO!!!!


PROCURA-SE DOURADO!


Esse fujão saiu desde SEXTA-FEIRA (17/09) e ainda não chegou em casa. Provavelmente deve estar nos Bairros BNH, Panorama ou Abel Barbosa, no máximo no Centenário.
Dócil como é pode até estar na casa de alguém que o tenha ofertado água ou comida.
Por isso peço que todos se informem com Vizinhos e Amigos sobre o paradeiro dele.
QUERO O EMPENHO DE TODOS OS MEUS AMIGOS e dos AMIGOS DE DOURADO também.
Sei que todos gostam muito dele.
Obrigado e Abraços!

75 9150 1030
75 3282 0460

Falar com Galilleu Torres Matias ou Dona Cleide!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

A Beleza dos Cães Adotados!

O que mais impressiona nas fotos abaixo, não é a beleza que eles ficaram, mas sim a mudança do olhar de cada um deles!! Percebam o que o amor que se dedica a um animal abandonado é retribuído com seu olhar de felicidade e gratidão eterna!!
No Brasil, embora não haja uma estatística oficial, o número de animais deve ultrapassar 300 mil simplesmente “jogados fora” e abandonados à própria sorte. E, o que é pior: 85% (oitenta e cinco por cento) morrem nos primeiros 20 dias, a maioria por acidentes de trânsito.


Fotos de cachorros adotados pelo mundo (Antes e depois).


Depois - Em um lar, confiante!

Antes - Abandonado á própria sorte, desconfiado.

Antes - Triste e carente.
 
Depois - Feliz e amado!



Antes - Tristonho 

Depois - Sorridente 

Antes - Magro e infeliz. 



Depois - Felizão
Antes - Acabado


Depois - Bem cuidado 






Antes - Maltratado 

Depois - Bem cuidado 

Antes- Doente fragilizado 

Depois - Saudável confiante!







Antes - Infeliz e mal cuidado

Depois - Feliz e bem cuidado!

Antes - Fraco e triste.

Depois - Forte e feliz.
Apoie a campanha de adoção, adotar é tudo de bom!


Fonte: Cão Pegada

Estamos Chegando...

A ONG ARDAP (Associação Recanto dos Animais em Perigo) estreou na Avenida no 7 de Setembro. A receptividade da população foi carinhosa. Muitos dos que amam os animais vieram conosco. Mas as estrelas foram os animais, que juntamente com seus donos pediram ajuda para os seus irmãos. Seja você também um colaborador. Precisamos construir a nossa Sede e o Abrigo temporário para cães e gatos, além de promover feiras de adoção e campanhas de sensibilização da posse responsável junto a comunidade.


Fotos do desfile cívico de 7 de Setembro de 2011: